sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Vaidade de vaidades

Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém: Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades, É tudo vaidade.Eclesiastes 1:1 e 2

Cada dia fico mais fascinado pelos escritos de Salomão. Sua sabedoria, sobrepuja o conhecimento humano, e suas palavras no livro sagrado, deixam conselhos que parecem tão atuais, que as vezes penso que ele escreveu seus livros nos dias de hoje. Uma coisa que não sabia é que Salomão além de Rei, ele era pregador. Com certeza esta é uma caracteristica nobre deste notavel pensador. Sua mensagem de abertura no livro de Eclesiastes começa falando da vaidade. A definição da profissão e filiação do autor, tem por objetivo dar credibilidade as suas palavras. O sentido espiritual da sua profissão é revelado quando ele repete no versciculo 2 a afirmativa de que ele é pregador. Talvez se ele tivesse se definido com o rei, a sua mensagem teria sido levada mais a sério. Entretanto, Salomão iniciou seu livro falando da vaidade das vaidades. E é exatamente por isso, que ele introduziu o seu livro de conselhos se denominando pregador, e exaltando o nome do seu pai. Com certeza esta introdução foi bem mais apropriada, ja que ele estava falando de vaidade.

Eu fui ao dicionário para compreender o significado da palavra vaidade. O que encontrei foi o seguinte: “Qualidade do que é vão, instavél, ou de pouca duração. Desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros. Vanglória, ostentação, futilidade.” Ao ler estas definições, pude verificar quão profundamente elas estão arraigadas na vida do ser humano. Salomão estava certissimo quando iniciou seu livro definindo a vida humana como sendo uma vaidade. Quem é que não quer ser notavel, brilhante em sua atuação. Todos apreciamos deveras, glória e vanglória. Aliás a natureza humana pos si própria, sempre está se vanglóriando de alguma coisa. Mas o que mais me impressiona nestas definições de vaidade, é que seja qual for a natureza da vaidade, ela será sempre passageira e de pouca duração.

Quando nós vivemos a vida em proveito próprio, nos atingimos o apogeu da vaidade. E esta é a vaidade das vaidades, que Salomão está falando. Por isso ele diz: “É tudo vaidade.” Como Cristãos temos que aprender de Cristo Jesus. So Ele pode nos livrar das vaidades temporais deste mundo. So Ele pode nos levar a pensar no semelhante, no necessitado, no pecador. São Paulo disse: “…não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus…” Galátas 3:20. Jesus é o antidoto contra a vaidade humana. Viver com Cristo é uma experiência que supera a vaidade das vaidades. É acrescentar dividendos eternos no caráter, a unica coisa desta terra, que vamos levar para eternidade. Que neste Sábado possamos compreender que tudo na nossa vida é vaidade, e que somente Jesus, pode pegar esta vinda instavél e de pouca duração, e nos dar a segurança eterna. E louvado seja Deus por isso!

Pr. Dilson Bezerra
Dallas Brazilian SDA Church
Bíblia OnLine

Nenhum comentário: