quarta-feira, 12 de outubro de 2005

No país das maravilhas

Morfeu: Finalmente, bem-vindo, Neo; como você deve ter adivinhado, eu sou Morfeu.
Neo: É uma honra conhecê-lo.
Morfeu: Não, a hora é minha, por favor, venha, sente-se. Eu imagino que você esteja se sentindo um pouco como a Alice, entrando pela toca do coelho.
Neo: Você tem razão.
Morfeu: Eu vejo nos seus olhos, você tem o olhar de um homem que aceita o que vê, porque está esperando acordar, ironicamente, não deixa de ser verdade. Você acredita em destino, Neo?
Neo: Não.
Morfeu: Porque não?
Neo: Não gosto de pensar que não controlo minha vida.
Morfeu: Sei exatamente o que quer dizer, vou te dizer porque está aqui. Você sabe de algo, não consegue explicar o que, mas você sente, você sentiu a vida inteira. Há algo errado com o mundo, você não sabe o que é, mas há, como um zunido na sua cabeça te enlouquecendo, foi esse sentimento que te trouxe até mim. Você sabe do que estou falando?
Neo: Da Matrix?
Morfeu: Você deseja saber o que ela é?
A Matrix está em todo o lugar, a nossa volta, mesmo agora, nesta sala, você pode vê-la quando olha pela janela, ou quando liga a sua televisão, você sente quando vai para o trabalho, quando vai a igreja, quando paga os seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade.
Neo: Que verdade?
Morfeu: Que você é um escravo, como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar, uma prisão para a sua mente. Infelizmente, é impossível dizer o que é a Matrix. Você tem de ver por si mesmo.
Morfeu: Está é a última chance, depois não há como voltar, se tomar a pílula azul, a história acaba, e você acordará na sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha, ficará no país da maravilha e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho. Lembre-se, tudo que ofereço é a verdade, nada mais. Siga-me. Apoc, estamos conectados?
Apoc: Quase.

[...]

Neo: Eu estou morto?
Morfeu: Longe disso.
Dujuor: Ele precisa de muito trabalho.
Neo: O que estão fazendo?
Morfeu: Seus músculos atrofiaram, vamos reconstruí-los.
Neo: Porque meus olhos doem?
Morfeu: Porque você nunca os usou, descanse, Neo. As respostas virão.
Neo: Morfeu, o que aconteceu comigo? Que lugar é este?

Nenhum comentário: