terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Laranjeira dá laranja

A semente que uso pra pensar na questão do Ser é que laranjeira dá laranja. Pode parecer óbvio, mas é por isto que brota. O natural é o que é. A laranjeira é laranjeira porque pensa laranja, sente laranja e age laranja. Sua natureza é o que é, laranjeira. Se uma pessoa não gosta de laranja, se xinga a árvore de filha de jaca, nem por isto a laranjeira se aborrece, ou então, começa a dar abacates. Laranjeira dá laranja. Mas nós, árvores humanas, somos estranhas. Pensamos uma fruta, sentimos outra, e realizamos uma terceira, completamente diferente das duas anteriores. Certa vez, negociando com um amigo pé de boi, notei que o safado sempre puxava a sardinha pro lado dele. Eu lhe critiquei: “Você é muito egoísta”. Ele respondeu sem casca: “Sim, sou, porque, você não é?”. Ele quebrou minhas pernas, meu tronco e meu nariz de Pinóquio. Não sabia o que responder. Fui obrigado a abrir os olhos e ver que minha árvore estava nua. O pobre diabo estava apenas sendo o que era, enquanto eu, com a aureola de São Francisco de Assis na cabeça, estava me disfarçando de lichia.

Marcelo Ferrari

Nenhum comentário: